Artigos

Inovação - Inicie analisando seu público-alvo.

 

 

Uma vez estabelecida e validada  a oportunidade de inovação identificada pela empresa, o próximo passo é estudar o público-alvo, o que é feito através de entrevistas, observações e pesquisas. No passado as inovações eram mais frequentemente desenvolvidas orientadas à tecnologias estabelecidas e dominadas pela empresa. No presente, cada vez mais as tecnologias são ajustadas  às inovações propostas, com o objetivo de proporcionarem a melhor experiência possível  ao público-alvo nos produtos e serviços oferecidos  e que simultaneamente ofereçam a maior atratividade e competitividade à empresa lançadora da inovação. Inovações desenvolvidas sem contar com as tecnologias mais competitivas, correm o risco de serem rapidamente imitadas  por novos adotantes.

 

A jornada de compra  dos clientes potenciais deve ser conhecida pela desenvolvedora da inovação proposta, para que estas sejam robustas, proporcionando a melhor experiência a todos os influenciadores da cadeia de consumo do produto e serviço. Isto é válido tanto para relações B2B quanto B2C.

 

É importante todavia considerar que não basta que nos orientemos exclusivamente pelas opiniões de possíveis usuários para conduzir as inovações. É conhecido o exemplo classico, onde Henry Ford no inicio do século passado perguntou às pessoas o que queriam e estas lhe responderam carroças mais velozes. Na verdade o que desejavam era poderem ser transportadas mais rapidamente. Ou seja, o consumidor baseia seu desejo em função da realidade do momento de consumo ao passo que o inovador deve se antecipar à demandas futuras do usuário.

 

Assim, uma visão sistêmica se faz necessária no desenvolvimento de soluções inovadoras, contemplando insights oriundos dos diversos fatores influenciadores ou seja, o público-alvo, tecnologias, tendências e concorrência.

Confira também:

Assertividade de produtos e serviços inovadores no mercado.

Como vender produtos e serviços inovadores.

Construção de um modelo estruturado de Inovação